Mensagem do 37º Capitulo geral

Escrito em 02/02/2023
webmaster

QUERIDOS IRMÃOS OBLATOS DE MARIA IMACULADA
QUERIDOS IRMÃOS E IRMÃS DA GRANDE FAMILIA MAZENODIANA

GRAÇA E PAZ A TODOS VOCÊS

1. O 37o Capítulo Geral dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada é uma graça e uma bênção para toda a Congregação. Os 79 Capitulares que representam 70 países do mundo se reuniram em Nemi (Centro Ad Gentes) na Italia de 14 de setembro a 14 de outubro de 2022. Damos graças ao Senhor pelo seu amor. Veneramos a memória daqueles que nos precederam à casa do Pai, especialmente a do nosso Santo Fundador Santo Eugênio de Mazenod. Agradecemos ao Santo Padre Francisco que nos recebeu em audiência em 3 de outubro e que nos animou a continuar nossa missão.

2. Após termos vivido a experiência da alegria do Evangelho, voltamos às nossas respectivas unidades. Queremos compartilhar nossa alegria e nossa esperança com vocês, nossos irmãos e nossas irmãs da Família Mazenodiana, assim como a todos os irmãos e irmãs da família humana.

3. Esta carta é a experiência da nossa gratidão, de nossos sentimentos, de nossa vivência, de nossa esperança, de nossos compromissos… e sobretudo do nosso desejo de nos ver mais unidos que nunca como família que vive o mesmo carisma.

4. O Capítulo Geral foi um momento de discernimento e de interpelação em vista da nossa vocação à missão. As celebrações litúrgicas nos deram o impulso para viver melhor a fraternidade e sentir a presença do Espírito. A alegria de encontrar com irmãos de outras Unidades se fez visível deste a primeira Eucaristia presidida pelo Superior Geral que sai, Luis Lougen. Em sua homilia nos convidou a deixar o Espírito falar em nós para nos renovar. “Uma feliz aventura” estava começando e nos levaria, em 29 de setembro de 2022, a eleger Pe. Luis Inácio Rois Alonso com o 14o Superior Geral, sucessor de Eugênio de Mazenod.

5. O novo Superior Geral estava em sua missão no Saara Ocidental quando eleito. Ele juntou-se a nós em Nemi. Com ele fomos em peregrinação ao Santo Padre para expressar nossa comumhão com ele e com a Igreja. Comprometemo-nos também com o Santo Padre a construir uma Igreja sinodal.

6. O Papa Francisco deu sua bênção aos presentes alí e a toda a Família Mazenodiana. Ele reconheceu que o tema do nosso Capítulo se parece com o do próximo Jubileu da Igreja: “Peregrinos da Esperança” que resume nossa identidade como discípulos de Jesus. A encíclica “Laudato Si’ é para

7. A pandemia da Covid 19, as guerras no mundo, a mudança climática, a crise de fé, etc, são sinais de que o mundo está atravessando mudanças radicais. Os testemunhos provenientes de países que sofrem como a Ucrânia, Canadá, Haití, Sri Lanka e outros, apontam a situação concreta de nossos irmãos Oblatos e de nossos leigos associados que se solidarizam com os pobres. Seus gritos exigem de nós um modo de vida distinto, e uma releitura do modo de fazer nossa missão, seguindo nas pegadas de Santo Eugênio. Esta missão conserva sua identidade inicial, a saber, a evangelização dos pobres com seus múltiplos rostos (C 5), mas de forma mais audaz.

8. O tema do nosso Capítulo Geral é “Peregrinos da Esperança em Comunhão”. Os Oblatos sentem-se interpelados pelos muitos gritos que ressoam em nosso mundo, pois as vozes dos pobres e dos abandonados chegam a Deus que nos olha e nos chama a dar uma resposta. A Igreja nos pede que saiamos de nossas zonas de conforto, e partamos para as periferias. A contribuição dos nossos leigos associados nos ajudam a compreender que não estamos sozinhos no campo da missão e na vivência do nosso carisma. Caminhemos juntos.

9. Somos chamados a ser sinais de esperança, testemunhas e artesãos do Reino nesses momentos difíceis para a Igreja e o mundo. O Capítulo Geral nos deu novas energias e uma nova visão para olharmos à frente com alegria e confiança, e comprometermo-nos com um mundo melhor.

10. Ao final do nosso trigésimo sétimo Capítulo Geral, temos assumido alguns compromissos de vida e de ação. Somos missionários como os discípulos de Emaús a caminho e com coração ardente.
a) Seguindo a Cristo, o primeiro peregrino e missionário, comprometemo-nos a uma verdadeira conversão pessoal e comunitária.
b) Trabalharemos na reorganização das estruturas da Congregação em vista de uma melhor missão a serviço dos pobres.
c) Comprometemo-nos a trabalhar unidos como corpo e como Unidades e pessoas para a proteção da casa comum.
d) Queremos consolar e apoiar todos aqueles que se sentem maltratados e ofendidos em seu ser e em sua imagem; queremos nos reconciliar com eles. Colocamos em primeiro lugar os menores e os adultos vulneráveis, como também a todos aqueles que, com nossas ações e comportamentos, têm sido ofendidos.
e) Desfigurados pelo sofrimento, os que têm sido marcados pelos estigmas da guerra; os que têm sido traumatizados pelos abusos e exploração no trabalho; os que perderam a história de suas origens; os que são pisados tanto na terra de acolhida como na do exílio; os que são humilhados por causa da cor, cultura e idioma.
f) Assumimos a responsabilidade de fazer muito mais para promover a justiça e a paz. A terra é pertence a Deus, mas os frutos da terra pertence a todos.
g) Comprometemo-nos a promover a carisma oblato em comunidade com os leigos associados.

Como dizia Eugênio de Mazenod: que imenso campo se abre!

11. A Virgem Maria, nossa Mãe, a peregrina da visitação, caminha conosco. O Santo Padre também nos recomendou na 2a feira, 3 de outubro de 2022, que nos deixemos acompanhar sempre em nosso peregrinar por nossa Mãe Maria

12. Que Santo Eugênio, nosso Fundador, siga intercedendo por nós e pelos pobres a quem servimos; que sua intercessão nos renove a cada dia no amor de Cristo, o primeiro missionário e peregrino.

Louvado seja Jesus Cristo e Maria Imaculada!
Nemi, Itália, 14 de outubro de 2022
Os Capitulares do 37o Capítulo Geral.