“Os membros modelarão suas vidas e atividades missionárias às Constituições e Regras da Congregação. Farão delas o objeto de suas reflexões na oração e na partilha fraterna.” – C. 28 – CC&RR OMI.
É inspirado por esta Constituição tão bela, deixada com tanto carinho por nosso amado santo Fundador dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada, Santo Eugênio de Mazenod, que inicio este singelo artigo, que tem como proposta ajudar para que todos(as) que o lerem possam, junto com toda a nossa família carismática oblata, rezar duas datas muito importantes neste que é o ano do bicentenário desta obra tão sagrada, que são as nossas Constituições e Regras.
Em 25 de janeiro celebramos a fundação da nossa família, um momento muito forte para todos nós que somos filhos/herdeiros desse carisma missionário tão profético na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi o dia decisivo em que, junto ao oblato da primeira hora, Pe. Tempier, o até então Pe. Eugênio, inspirado e profundamente tocado pelo Espírito Santo, funda, lança a pedra fundamental da nossa família:
“(…) Os Apóstolos são seus primeiros pais. Eles são chamados a ser cooperadores do Salvador, co-redentores da humanidade (…)”. – Santo Eugênio de Mazenod, em 1818.
É essa fortíssima identidade evangélica, missionária, destemida e audaz que movia o coração daqueles padres que, em 25 de janeiro de 1816, no povoado de Aix-en-Provence, sul da França, faziam nascer nossa história; jamais nenhum daqueles imaginava a grandeza do que estava por vir, mormente a todas as dificuldades enfrentadas, sem que jamais nenhuma delas tenha nos impedido de levar o Evangelho em nenhum só dia da nossa história.
Dez anos depois, em 17 de fevereiro de 1826, Sua Santidade o Papa Leão XII dá sua aprovação pontifícia à nossa família, e aquele grupo de sacerdotes, até então chamados de Missionários da Provença, por sugestão papal, aceita o nome pelo qual o mundo inteiro, nos cinco continentes, hoje nos conhece: MISSIONÁRIOS OBLATOS DE MARIA IMACULADA.
Uma data, um dia que nunca mais sairia do nosso calendário, do nosso coração, nem da nossa memória, e que, em 1837, Santo Eugênio assim descrevia em seu diário espiritual em Roma:
“Deus conhece nossas necessidades, que parecem estar no plano de sua providência, no que se refere ao que vivemos cada dia”.
São estas riquezas e alegrias históricas que celebraremos nestas duas datas importantíssimas neste ano de 2026, queridos irmãos(as), no âmbito dos 200 anos das Constituições e Regras. Fica então o convite para que cada um(a) que ler este artigo possa fazer uma prece por nossa família carismática oblata, para que todos nós, ministros ordenados, formandos, leigos associados e aqueles(as) que simpatizam com o nosso carisma, tenhamos a coragem de seguir sendo muito fiéis e animados na tarefa de zelar por este patrimônio tão belo e rico que nosso amado Pai Fundador nos deixou, que são nossas Constituições e Regras OMI.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Maria Imaculada!
Santo Eugênio de Mazenod, rogai por nós!
Beatos e mártires oblatos, rogai por nós!
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos de alcançar as promessas de Cristo. Amém!
Pe. Sérgio de Santana, OMI, Missionário Oblato de Maria Imaculada.
