NOVICIADO MÁRTIRES OBLATOS – BELÉM/PA

Escrito em 07/05/2019
imprensa

Desde o dia 29 de abril nossa comunidade de noviciado está com o Pe. Sergio de Santana, OMI para uma semana de formação sobre o fundador, a congregação, Maria e os Meios de Comunicação.

Começamos na segunda-feira meditando a importância de Maria e sua presença na vida do fundador, os passos de Santo Eugênio junto com a Imaculada e seu modo de aprofundar. Meditamos com a Virgem Maria em nossa História pessoal, por exemplo: o lugar dela em nossa história vocacional e como é minha devoção à ela. Por que como na vida de Santo Eugênio, ela esteve presente na fundação da Congregação e em nossa historia de vida ela deve fazer parte do nosso caminhar.

Nos dias seguintes vimos a importância dos Meios de Comunicação Social (MCS) na Vida Religiosa. No qual, os meios nos brindam ferramentas fundamentais para a evangelização, porém, pode também ser prejudicial se for mal utilizado. Também se ressaltou que os MCS podem ser refúgios de nossos problemas pessoais e de vida comunitária. Meditamos também sobre como estamos utilizando os meios de uma maneira cristã. E no outro dia, vimos o contexto da Revolução Francesa, o ambiente onde nasceu o fundador e seu entorno do qual surgiram o exilio e separação de sua família. Adentramo-nos na vida dele, nos primeiros anos de sua infância, o surgimento de sua espiritualidade, as suas diferentes estadias por causa da Revolução e seu retorno a Aix.

Na sexta-feira teremos uma manhã de espiritualidade para encerrar esta semana de formação. Agradecemos a disponibilidade do padre Sergio e contamos com a oração de todos. Um fraterno abraço.

Berner Castellanos Hernandez
Diego Lopes Dias
Noviços Oblatos