Maria é modelo de obediência, humanidade e maternidade

Maria é o modelo de Mãe que concebe o corpo e também cuida para que o filho alcance a plenitude da vida espiritual. O gênero humano possui duas naturezas: a corporal e a espiritual. (CIC 2337). Uma bonita característica dessa realidade é que tudo aquilo que somos, neste mundo, têm como finalidade úl

  webmaster

Resgatar a humanidade

Caros amigos, seguir a Jesus Cristo implica sairmos de nós mesmos para ir ao encontro do outro. É na vivência do amor que os Seus discípulos são reconhecidos: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 15, 35).No entanto, o pensamento moderno contrapondo-se

  webmaster

A solução vem do alto

Nossa sociedade propaga de todas as formas as novidades que a caracterizam, tanto tecnológicas como comportamentais. Afirma-se à exaustão as vantagens de vivermos numa sociedade laica, considerando-a mais progressista porque liberta de amarras religiosas ou a ela incorporadas pela força da tradição.

  webmaster

Fé: receita certa para vencer as tribulações

Vida cristã é muito mais que prazer. Experiência de Deus é você não mais saber quem você é, mas recordar quem é Jesus em você. Há tantos de nós intoxicados pela vida, pela palavra do outro! Quantas vezes você não fez a experiência de chegar a um lugar e adoecer?A grande artimanha do diabo é minar no

  webmaster

Você já parou para pensar qual seria sua missão aqui na Terra?

Tudo começou assim: recebi um e-mail de uma jovem pedindo-me ajuda, pois precisava falar a um grupo a respeito da missão que assumimos neste mundo, e não sabia por onde começar. Foi interessante, porque era justamente sobre isso que eu havia refletido durante o “estudo da Palavra” naquela manhã. A p

  webmaster

Você sabe a importância da dignidade da pessoa humana?

A dignidade da pessoa humana é instrumento da luta pela construção de uma sociedade justa, igualitária, fraterna e solidária. O direito à dignidade é fundamento da Declaração Universal dos Direitos Humanos e também princípio constitucional da República Federativa do Brasil. Os direitos fundamentais

  webmaster

Deus está conosco diante da tentação

A tentação é uma grande oportunidade para o autoconhecimento, pois nos permite conhecer as limitações e os pontos fracos do nosso relacionamento com Deus e com os outros. Somos, geralmente, tentados naquilo que são nossas brechas; nesse sentido, a Palavra nos chama à atenção: “Meu filho, se entrares

  webmaster

A família foi criada por Deus para ser a base da sociedade

O Dia Internacional da Família, 15 de maio, é uma boa oportunidade para lembrarmos da importância fundamental da família para a vida de cada pessoa e da sociedade. A família é sagrada, porque foi criada por Deus para ser a base de toda a sociedade. Ninguém jamais destruirá sua força, por ser ela uma

  webmaster

Porque não se entendem?

Esta pergunta ouvimos frequentemente ao constatar a dificuldade crescente que as pessoas têm para conviverem pacificamente. Viver na sociedade sempre foi difícil, um desafio, porém, hoje, a impressão que se tem é que a convivência pacífica está se tornando impossível. São significativos os dados que

  webmaster

Padre Reginaldo Manzotti: Maria é quem nos ensina a viver e a sofrer

Encontramos na Bíblia pouquíssimas palavras pronunciadas por Maria. Seu nome também não é citado muitas vezes. Maria é chamada de “Bendita e Mãe do Senhor por Isabel” (Lc 1, 42); “Serva do Senhor” como ela própria se definiu (Lc 1, 38.48); “Bem-aventurada” como profetizou que as gerações a chamariam

  webmaster

Dia das Mães – Mãe ideal

Caros diocesanos. Queridas mães. Com alegria especial celebramos novamente o dia das mães em nossas famílias e comunidades. Mais uma vez desejamos saudar com carinho especial aquela que nos gerou para a vida e recordar fatos, gestos, testemunhos de amor em que emerge o verdadeiro sentido de ser mãe.

  webmaster

Nossa Senhora Mãe da Alegria e da Esperança

O mês de maio, que no hemisfério norte coincide com a primavera e boa parte do tempo Pascal, permite associar e chamar a Maria como afirmava Santo Agostinho, “timbaleira e Mãe da Esperança”, e, por isso mesmo, exemplo de testemunho Pascal. Para muitos cristãos, Maria está sempre com uma imagem choro

  webmaster

Sete dicas para trilhar um caminho de cura interior

Se, por algum motivo, você se interessou em ler este artigo, convido você a parar por uns instantes e iniciar um outro artigo: A cura interior gera um ambiente familiar saudável. Para trilhar um itinerário de cura, é necessário tomar consciência de sua necessidade, entrar nos processos interiores, o

  webmaster

Ser humilde não significa ser menor

Vivemos numa sociedade que tem grande necessidade de escutar de novo a mensagem evangélica a respeito da humildade. A corrida para ocupar os primeiros lugares, quem sabe esmagando a cabeça dos outros, a competição desenfreada, o arrivismo e outras expressões de desequilíbrio, todas originadas no org

  webmaster

Obedecer a Deus

Após a Ressurreição e Ascensão de Jesus e a descida do Espírito Santo, no Pentecostes, começou a maravilhosa aventura da Igreja, chamada por Deus e atuar como sal, luz e fermento na sociedade. Os Atos dos Apóstolos retratam a vida das primeiras Comunidades, com os percalços havidos no confronto com

  webmaster

Por que nunca podemos desistir de rezar?

Em nossa vida, passamos por várias fases. Dependendo de que idade conhecemos Jesus e o amor de Deus por nós, vamos percebendo que, para cada época da nossa vida, a forma, o tempo e o jeito de rezar precisam ser adaptados, porém, nunca abandonados.Na juventude, se conhecemos Jesus, que maravilha! Tem

  webmaster

O segredo para ter amizades profundas

O vínculo de amizade nos traz grande satisfação e alegria ao nos dar a oportunidade de compartilhar experiências, emoções, ideias e até projetos conjuntos. O apoio, ternura, solidariedade, confiança, apreciação e muitos outros sentimentos positivos que encontramos entre os amigos, tornam a vida muit

  webmaster

São José Operário

A Igreja celebra no dia 1° de maio o dia de São José Operário. A figura de São José adquire em nossos dias uma grande popularidade. Pio IX o declarou patrono da Igreja Universal. Pio XII instituiu a festa de São José Operário. São João XXIII pede sua proteção especial para o Concílio Ecumênico Vatic

  webmaster

Misericórdia em três gestos de amor

“Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. Ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los” (Mc 1,29-31).“Jesus Cristo é o r

  webmaster

E aí? Você vai fazer o que Jesus Ressuscitado nos pediu?

Tem uma coisa que Jesus sempre nos pede para fazer. Na verdade, durante a Páscoa ele nos implora por isso. Ele não diz para celebrarmos sua ressurreição, lembrarmos de sua ressurreição ou retratarmos sua ressurreição – embora tenha certeza de que ele aprecia essas três coisas. Ele diz pra gente cont

  webmaster

Os valores que a Páscoa traz

Os valores são chaves para a nossa felicidade; são princípios que norteiam toda nossa vida e nos ajudam a dar sentido a todas as coisas. Na grande festa da Páscoa, existe uma grande diversidade de valores: ela nos reúne; nos ajuda a criar laços; nos leva ao conhecimento de Deus, de nós mesmos e do o

  webmaster

Sinal de Vida

As celebrações da Semana Santa, na história da Igreja, têm como objetivo preparar os cristãos para valorizar a riqueza da ressurreição e o sentido cristão da Páscoa do Senhor. A Páscoa é um ponto de chegada, mas também o começo de uma nova dimensão de vida centrada na Pessoa de Jesus Cristo ressusci

  imprensa

Semana Santa ainda serve para o Século XXI?

A Semana Santa é a semana mais importante para o mundo cristão. É quando celebramos a Páscoa da Ressurreição e, para isso, meditamos sobre a forma com que isto aconteceu na vida de Jesus Cristo. Ele é o Filho de Deus. Não é somente um homem, não é apenas um mestre, mas é homem e Deus verdadeiros. Co

  webmaster

Celebrar o Tríduo Pascal é celebrar toda a história de nossa salvação

Estamos na Semana Santa! Desde ontem, Domingo de Ramos, em minhas homilias, ressaltava que naquele dia, iniciamos a celebração da Páscoa do Senhor. E propus uma semana de meditação para que realmente possamos com Cristo morrer, para com Ele ressuscitar.Jesus Cristo, em sua vida e missão, assume e co

  webmaster