Fuja do padrão, acredite nos seus sonhos!

Sonho parece coisa de gente que vive de fantasia, fora da realidade! Já ouvi e já usei muitas vezes a expressão “cai na real”! E sempre que a ouvi ou utilizei, ela era dirigida a alguém que parecia sonhar acordado, alguém que sonhava com o impossível, com o improvável.Na verdade, os sonhos nos tiram

  webmaster

Agir com bondade atrai as pessoas

Mas o que é bondade? Segundo pesquisa em um dicionário, a palavra “bondade” significa: qualidade de bom; benevolência; inclinação para o bem. Na parábola do jovem rico vemos um diálogo entre o jovem e Jesus: “‘Bom Mestre, que devo fazer para possuir a Vida Eterna’? Jesus respondeu-lhe: ‘Por que me c

  webmaster

Estamos desidratados de Deus – e desidratação mata

A esperança, a confiança e a alegria são virtudes que devemos cultivar, mesmo nos momentos de aflição. Temos que compreender que na vida nós estamos numa caminhada, e o ponto de partida para todos é compreender que as tribulações não podem ser compreendidas como castigo ou algo que nos atrapalha.Tod

  webmaster

Qual a importância de perdoar?

“Pai nosso que estais no céu… perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido”.Imagine que, ao rezarmos o Pai-nosso, pedimos para que Deus nos trate exatamente como tratamos o outro, pedimos para que Ele nos perdoe como perdoamos os outros.Alguém pode dizer que “Deu

  webmaster

Suportar, sim; mas também estabelecer limites

Não é tão fácil educar-se para resistir, para suportar em meio às dificuldades. Tenho medo de me acostumar com o fácil, o bom, o confortável. Eu não quero me gentrificar.Muitas vezes, vejo-me procurando estar bem, em paz, calmo comigo mesmo, livre de tensões. Eu protejo meu sono, meu descanso, minha

  webmaster

Orgulho, o grande pecado

O orgulho é considerado o mal supremo. Ao lado dele os outros vícios – falta de castidade, raiva, avareza, vaidade – se tornam pequenos. É pelo orgulho o diabo se tornou diabo. A presunção leva aos outros vícios. O orgulho pode ser definido como um estado da mente contrário a Deus. Aproveito os escr

  webmaster

Paz na casa

As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para os anos de 2019 a 2023, aprovadas na 57ª Assembleia Geral da CNBB, ao falar de pastoral no mundo urbano, dão um destaque todo especial para a palavra “casa”. Há um ditado que diz: “Quem casa, quer casa”. Não é o normal viver

  webmaster

Do que precisamos para ser felizes?

Todos sabem que não existe como que uma ‘receita de bolo’ para a felicidade, porém podemos nos precaver de alguns erros. Quem foi que disse que as coisas têm que ser perfeitas para se ter a felicidade? Quem que nos enganou dizendo que os relacionamentos devem dar sempre certos e que todos os romance

  webmaster

“Existe luto que enche de paz e luto que vira drama sem fim”

O Pe. Zezinho compartilhou via Facebook a seguinte reflexão sobre a postura das pessoas que parecem “viver de luto” e esquecer o que a fé nos ensina sobre a morte de pessoas amadas: “os que estão com Deus estão felizes e, de lá, querem nos ver felizes”.Confira o texto escrito pelo sacerdote:Há pesso

  webmaster

Romper com o ciclo do mal

Caros amigos, nosso olhar hoje se detém num problema constante e crescente que atualmente grande parte da humanidade está vivendo de uma maneira direta ou indireta: a violência. Diante desta terrível realidade, somos chamados a nos colocar na contramão do pensamento moderno e romper com o ciclo vici

  webmaster

Somos destinados à vida eterna

“Deus nos salvou e chamou para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio, da graça que vem desde toda eternidade nos destinou em Cristo Jesus” (II Timóteo 1,9).A graça destinada em Cristo Jesus é a vida eterna e nós fomos criados para o eterno. Não podemos nos esque

  webmaster

Quem não se recolhe não escuta o Espírito Santo

“O homem espiritual não se move principalmente a realizar alguma coisa pelo movimento de sua própria vontade, senão pelo instinto do Espírito Santo.” (Pe. Antonio Royo Marín)Depois de termos falado da “vida na carne” em seu sentido mais literal, por assim dizer, ou seja, de quem vive na lama do peca

  webmaster

Eucaristia e mundo do trabalho

A partir da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II é destacada a importância da valorização da vida em nossas celebrações litúrgicas, pois estas não acontecem de forma abstrata, mas celebram os fatos salvíficos no hoje da nossa história. Assim, a Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igre

  webmaster

Festa junina

Nossa vida às vezes é uma rotina tecida de trabalho e preocupações. Em meio a tudo isso existem as festas. São momentos de alegria coletiva que anulam, por assim dizer, o peso dos deveres diários, quebrando a rotina. A festa é afirmação da vida, tão passageira. Na festa, apesar dos desafios e dúvida

  webmaster

Por que tantos fracassos rumo à santidade?

Desde a Antiga Aliança, Deus chama o povo à santidade: “Eu sou o Senhor que vos tirou do Egito para ser o vosso Deus. Sereis santos, porque Eu sou Santo” (Lv 1,44-45).O desígnio de Deus é claro: uma vez que fomos criados à Sua “imagem e semelhança” (Gen 1,26), e Ele é Santo, nós devemos ser santos t

  webmaster

Como as nossas imperfeições podem nos proporcionar um espírito de gratidão

Nem sempre é fácil manter um espírito de gratidão em nosso mundo moderno. Cercados por tudo que precisamos e desejamos, somos tentados a pensar que somos a fonte de todas as bênçãos.Isso pode nos levar a um espírito de orgulho excessivo; passamos a nos enxergar como um “deus” de nossas vidas e posse

  webmaster

O segredo da alegria, da felicidade e da paz, segundo Santa Teresinha

A freira carmelita francesa Santa Thérèse de Lisieux (ou Santa Teresinha do Menino Jesus) ficou conhecida por seu “Pequeno Caminho”, um caminho para a santidade que não se concentra em grandes atos de heroísmo, mas simples gestos comuns de amor. Ela escreve extensivamente sobre isso em sua autobiogr

  webmaster

Que tipo de amor quero receber?

O Livro do Gêneses nos fala que o ser humano foi criado por Deus, à sua imagem e semelhança. Deus incutiu nele atributos que nenhum animal, nenhum ser possui: inteligência, liberdade entre outros. E entre eles está a capacidade de amar. O ser humano traz essa capacidade devido a sua criação, já escr

  webmaster

O tesouro da fé e a sua vivência no cotidiano

O tesouro da fé, com sua força sustentadora, é indispensável alicerce para a humanidade, ainda que as assimilações das práticas religiosas e políticas tenham desvirtuado a vivência da fé. Assim, o que deveria ser uma rica experiência se distanciou da essência da verdade e do amor, próprios desse tes

  webmaster

Você compensa suas emoções na comida?

Você saberia me dizer o que é emoção? É uma experiência subjetiva, associada a temperamento, personalidade e motivação. Existe uma distinção entre a emoção e seus resultados, principalmente os comportamentos gerados e as expressões emocionais.A comida pode estar ligada a uma necessidade fisiológica

  webmaster

Ampliar os horizontes

O mundo está inquieto. Não está em paz. Esta constatação emerge com evidência das notícias de cada dia.No domingo passado as eleições para o parlamento europeu foram realizadas sob o temor do crescimento de novos nacionalismos que estão emergindo em diversas partes do mundo.A Inglaterra ainda vive o

  webmaster

Fonte da fé

A fé parece ser inerente à vida das pessoas. Mas dizemos que ela é um dom divino, que ultrapassa a simples iniciativa pessoal. Na verdade, a fé é muito mais do que crer, porque até os demônios acreditam (Tg 2,19). É a certeza daquilo que ainda se espera, ou a demonstração de realidades que não se ve

  webmaster

“Vai e faze o mesmo!”

Uma das mais famosas parábolas de Jesus é conhecida com o título de “O Bom Samaritano” (Lc 10,25-37). Para os orientais, as parábolas são uma maneira de, através de fatos da vida, transmitir um ensinamento. A parábola em questão nasceu da pergunta feita por um doutor da lei, que desejava saber o que

  webmaster