O perigo da caridade sem a verdade

A verdade e a caridade são duas virtudes fundamentais para a nossa salvação. Uma não pode ser vivida sem a outra, desprezando a outra, pois uma perde o seu valor se não observar a outra. Sem verdade não há verdadeira caridade e não pode haver salvação.São Paulo disse que “a caridade é o vínculo da p

  webmaster

Matrimônio: uma missão de ser sinal e reflexo do amor de Deus

Os noivos vieram à Igreja para se casar diante de Deus e da comunidade cristã, pois sentiram que esse amor que nascia se oferecia como uma promessa de felicidade. Foi tão profunda a experiência de amor, que o casal decidiu fazer com que durasse para sempre. Então, cada um diz a si mesmo: “Minha feli

  webmaster

O que Suzano nos faz pensar

A cultura contemporânea é permeada por situações e desafios que provocam uma difusa “emergência educativa”. A educação dos indivíduos e sua formação nos verdadeiros ideais que sustentam e regem a convivência pacífica numa sociedade democrática é desafio que toca quem acredita na construção de um mun

  webmaster

O Tempo Quaresmal favorece o nosso autoconhecimento

Sócrates, filósofo grego da Antiguidade, encantou-se com a convocação “Conhece-te a ti mesmo” inscrita na entrada do Templo de Delfos, em Atenas. O dizer é considerado um aforismo, ou seja, um texto breve que enuncia uma regra, um pensamento, um princípio ou uma advertência. Nesse caso, parece ser u

  webmaster

Como lutar contra o complexo de culpa?

No meu consultório, deparo com muitas formas de sentimentos de culpa, especialmente em pessoas que desenvolveram uma condição de vulnerabilidade em sua consciência. E isso as torna as mais duras juízas de si mesmas.São pessoas que chegaram a desenvolver doenças psicossomáticas (sistema imunológico e

  webmaster

Como entender a vontade de Deus e a nossa

Jesus afirmou: “Não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (Jo 5,30). Aliás, na Agonia no Horto das Oliveiras, Ele assim orou: “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; contudo, não se faça como que quero, mas como tu queres” (Mt 16,39). Deixou magnífico exemplo para Se

  webmaster

Confiança na justiça

Este último mês pudemos ver a notícia do linchamento de um jovem de 18 anos. Segundo a reportagem, ele foi cercado por um grupo de pessoas num terreno baldio, interrogado, em seguida julgado culpado e executado. Tudo isso nos choca.Recordei-me de fato, quando, ao chegar em uma capela de um bairro da

  webmaster

Pe. Reginaldo Manzotti: precisamos intensificar as orações de proteção

“Vigiai e orai para não cairdes em tentação” (Mt 26,41).Filhos e filhas, começo com essa passagem bíblica que nos inspira ao apelo da Quaresma de 2019. Todos já o sabem que esse ano começou muito difícil. Toda a sociedade sofreu com tantas perdas e violência, mas para mim, filhos e filhas, em partic

  webmaster

O sentido da Quarta-feira de Cinzas

O mistério pascal de Cristo, isto é, o evento de sua paixão, morte e ressurreição, é fundamento e cume da fé que professamos. Nesse acontecimento, encontra-se, também, a identidade e a razão do culto que elevamos ao Senhor. Por isso, a Igreja celebra o evento pascal com grande solenidade.Ponto de pa

  webmaster

Como ser feliz agora, mesmo quando você não tem tudo

É difícil ignorar quão maravilhosa é a vida das outras pessoas.Se você está trabalhando, muitas vezes gostaria que não precisasse trabalhar ou que tivesse um emprego melhor. Se você não tem um emprego, muitas vezes você deseja desesperadamente ter um.Se você é solteiro, gostaria de ter alguém especi

  webmaster

Pe. Reginaldo Manzotti: a força do perdão

O perdão, filhos e filhas, nos purifica, nos lava e principalmente nos liberta. É um mandamento de Jesus e nós somos constantemente perdoados por Deus, que nos amou primeiro. E, porque somos perdoados e amados por Deus, devemos também perdoar. Mas sejamos honestos, ao perdoar não agimos só movidos p

  webmaster

A fé que oferece sentido à vida

A condição humana que hoje vivemos é de uma “sociedade do cansaço”, por se caracterizar por um “exagero de positividade” e pela “pressão do desempenho” (cf. Han, Byung-Chul, 2017). Tendo-se ilusoriamente libertado da religião, o homem moderno tornou-se escravo de si mesmo. A concorrência pelo desemp

  webmaster

O sofrimento é obra de Deus?

Nenhum de nós gosta de sofrer, mas o sofrimento faz parte da vida. Não há uma pessoa sequer, na face da Terra, que não tenha de conviver com a dor e a angústia; logo, aprender a sofrer é aprender a viver. A paz não consiste em não ter contrariedades, mas em saber, com humildade e resignação, aceitá-

  webmaster

Exemplos de perigos que podem nos afastar de uma vida em Cristo

A rotinaNada pior para um casal, um sacerdote, uma liderança, uma autoridade do que a rotina. E por quê? Porque envelhece e mata a vida, impede a esperança e a criatividade. A pessoa rotineira abraça a mesmice, o conformismo, a facilidade e a indiferença. Tudo se torna sem sentido e sem valor, sem i

  webmaster

Reciprocidade: vamos falar sobre troca de sentimentos?

Reciprocidade: uma palavra que não ouvimos muito dizerem por aí, mas que se faz presente ao longo de nosso dia a dia e de nossa vida. Reciprocidade ou troca, mutualidade, correspondência… Vamos falar sobre a troca dos bons sentimentos.Quando ouvimos a expressão “A vida é uma via de mão dupla”, isso

  webmaster

Como você pode viver feliz hoje se lembranças dolorosas te prendem?

Alguns acreditam que repassar o passado é uma perda de tempo, e o que importa é se concentrar no presente. Muitas vezes, esse raciocínio nasce do medo da dor que sentimos quando nos lembramos do passado. Mas fugir para o futuro pode causar precisamente o efeito oposto e nos levar a ser infelizes no

  webmaster

Pe. Reginaldo Manzotti: a verdadeira misericórdia

Ter misericórdia não é ter pena de alguém e sim ter compaixão e solidariedade para com a necessidade do outro. Mais do que só dar esmola, é descer até a carência física, espiritual e material da outra pessoa envolvendo-a com nosso ser e elevando-a a dignidade e à vida.Elenco as obras de misericórdia

  webmaster

Fraternidade Humana

Um fato realmente histórico aconteceu no início deste mês de fevereiro, a visita do Papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos na península arábica. Nunca ali esteve um papa, nem mesmo o papa São João Paulo II, o mais viajado de todos. O motivo da viagem não poderia ser mais nobre. Não foi somente o

  webmaster

Por que devemos, definitivamente, confiar em Deus?

Grande parte de nossa vida espiritual é baseada em uma ação simples: confiar. Somos chamados a confiar em Deus, mas nem sempre é fácil. Acreditar em Deus implica um certo abandono. Precisamos colocar mais fé em Deus do que em nós mesmos.O Beato Michael Sopocko, diretor espiritual e confessor de Sant

  webmaster

A diferença entre a verdadeira e a falsa humildade

A humildade é vista por muitos como uma virtude de valor questionável, porque muitas vezes é mal interpretada como humilhação.A humildade incompreendida pode ser absolutamente perigosa quando entendida de uma maneira contrária ao seu significado original na espiritualidade bíblica e na tradição juda

  webmaster

Que tal aprender a ouvir e a falar com Deus?

É fundamental para o cristão, para manter aquecida a sua vida espiritual, que, além da vivência sacramental, alimente a alma, continuamente, com o exercício da meditação. É por meio dela que Deus nos fala, nos santifica, nos ensina os seus caminhos e nos mostra a sua vontade. Sem isto, o cristão pod

  webmaster

Falsidades na vida de oração

Santa Teresa D’avila nos diz que a oração é o único caminho para a santidade, ou seja, mesmo que tenhamos impulsos de conversão, rompantes de alegria no Senhor, sem a oração serão como sopros que passam.Portanto, se de fato houve conversão ela se manifesta na vida de oração. Se existe algum vício el

  webmaster

Ter uma vida nova: quem me dera, mas Deus me livre!

Provavelmente o período entre dezembro de 2018 e os primeiros dias de 2019 foi um tempo para fazer um exame de consciência sobre o que foi vivido no ano passado, os pontos positivos e negativos na própria caminhada. Foi, seguramente, um momento para abrir o coração para a ação misericordiosa da graç

  webmaster

Por que visitar os enfermos é uma prática de misericórdia?

Entre as práticas de misericórdia corporal, o gesto de visitar os enfermos nos convida a desinstalarmo-nos de nós mesmos e irmos ao encontro daqueles que padecem dos mais diversos tipos de sofrimento. Jesus é nosso modelo de misericórdia. Ele sempre está ao lado dos fracos e oprimidos, dos pobres e

  webmaster