Oblatos de Maria Imaculada

CNBB agradece a dom Luciano Bergamin pelo seu serviço no ministério episcopal

Escrito em 15/05/2019
webmaster

O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 15 de maio, o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Nova Iguaçu (RJ) feito por dom Luciano Bergamin. Dom Gilson de Andrade da Silva o sucede depois de ter sido bispo coadjutor por quase dez meses.

Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, envia a dom Luciano, em nome dos bispos que atuam no Brasil, uma mensagem de agradecimento:

Agradecimento da CNBB a Luciano Bergamin

Brasília, 15 de maio de 2019

Prezado Irmão, dom Luciano Bergamin.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, nesta quarta-feira, a notícia de que o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Nova Iguaçu (RJ) e nos unimos a todos para agradecer ao senhor pelo trabalho realizado.

A caminhada que o senhor tem feito como bispo, desde o ano 200, quando foi auxiliar da diocese de Santo Amaro (SP) e depois, a partir de 2002, como bispo de Nova Iguaçu, na sua sofrida e querida Baixada Fluminense, tem nos dado uma demonstração de amor por Jesus Cristo e pela Igreja.

Para agradecer ao senhor, pedindo que a graça de Deus o assista em seu tempo de emeritude, recorremos às palavras São João Paulo II: “A graça é realidade interior. É pulsação misteriosa da Vida Divina nas almas humanas. É ritmo interior da intimidade de Deus conosco e, por isso mesmo, também da nossa intimidade com Deus. É ela a fonte de todo o verdadeiro bem na nossa vida. É o fundamento do bem que não passa. Através da graça, nós vivemos já em Deus, na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, embora a nossa vida se desenrole sempre neste mundo. Ela dá valor sobrenatural a toda a vida (homilia, 31 de dezembro de 1979).

Enviamos o nosso abraço fraterno.

Em Cristo,

Dom Joel Portella Amado

Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro – RJ

Secretário-Geral da CNBB

Via CNBB