Oblatos de Maria Imaculada

ROMARIA NACIONAL DA JUVENTUDE: CRISTO VIVE! ALELUIA!

Escrito em 02/05/2019
imprensa

Com alegria, no dia 27 de Abril de 2019, aconteceu no Santuário de Nossa Senhora Aparecida a Romaria Nacional da Juventude, cujo tema era “Maria: Paixão pela vida e pelo Senhor da vida”. O intuito desta Romaria, proposta pela comissão episcopal pastoral para Juventude da CNBB, era reunir jovens de varias expressões em um único lugar para partilhar as alegrias, desafios e avanços. Os Missionários Oblatos de Maria Imaculada, Gabriel Nirou,OMI; George Lins, OMI; Geovani Pereira, OMI; João Vitor, OMI e Rivaldo Carvalho, OMI marcaram presença juntamente com a juventude Oblata do Norte do Brasil (Manaus).

A programação recheada de muita animação, espiritualidade e formação teve vários momentos marcantes como da acolhida, adoração ao Santíssimo, partilha da exortação apostólica “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”, missa bem participada pelos jovens no Altar central do Santuário, caminhada com a imagem da Padroeira do Brasil e encerrando com o luau.

A celebração Eucarística presidida pelo Bispo de Valença (RJ) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Nelson Francelino Ferreira e Concelebrada por diversos padres que acompanha as juventudes e pelo Bispo Auxiliar de Curitiba Dom Amiltom Manoel da Silva que é o  referencial para a Juventude da CNBB Sul 2. Em sua Homilia Dom Nelson, enfatizava que: “Os jovens estão no coração da Igreja e do Papa, a comunidade juvenil vive em torno de Jesus, constrói com Jesus e N’Ele busca amor e paz. Sem ele seremos um rebanho de gente desajustada, incapaz de enfrentar o mundo”. Em meio as nossas missões oblatas encontramos o rosto Jovem abatido pelas drogas, violência, injustiça, desemprego e tantas outras realidades que impedem a escuta e discernimento da vontade do Ressuscitado em nossas vidas. Somos impelidos pelo nosso carisma, a estar próximo e ajudar a perceber que na vida desses jovens se faz presente os sinais do Cristo que Vive e deseja caminhar conosco.

O Bispo destacou a importância da juventude e sua contribuição para uma Igreja missionária em pleno estado de saída, ao final de sua homilia afirma que: “A exortação pós-sinodal “Cristo Vive” ensina a construir a Igreja em estado de saída, samaritana, comprometida, que sabe dialogar e ouvir as diferentes vozes. Cristo vive e quer que todos os jovens vivos desfrutem da esperança Pascal. Vamos sair dessa cultura que exalta a droga, a violência, a pornografia”.

Roguemos a Santo Eugênio De Mazenod e Maria Imaculada, pelas nossas juventudes, para que sejam Sal e Luz na vida de tantos jovens que ainda não fizeram a experiência do encontro com o Cristo que Vive, e sejam testemunhas da Ressurreição nas periferias existenciais.

Ir. Gabriel Nirou, OMI

Ir. George Lins,OMI

Ir. Geovani Pereira, OMI

Ir. Rivaldo Carvalho, OMI